Páginas

domingo, 3 de agosto de 2014

Planejando o Grande Dia! | 9 a 11 meses antes

Olá meninas! Como vão indo?

Espero que o ultimo post tenha ajudado as noivas que estão há um ano ou mais do casamento. Mas... se você não tem mais todo esse tempo e já cuidou de todos aqueles assuntos é hora de seguir em frente. E seguir em frente significa mais tarefas para resolver, pois agora passamos da época de pesquisa e planejamento para época de decisões. Prontas? Vamos lá!


Com 9 a 11 meses de antecedência:

Visitem os locais selecionados para a recepção, e decidam o local final.


Com todas as informações em mente ( data, orçamento, lista de convidados,tipo de cerimonia, etc ) resolvam qual será o local escolhido para o evento. É importante que esse local atenda ao máximo de fatores possíveis, mas novamente, é hora de colocar o pé no chão. É hora de aceitar que se o orçamento está apertado, o salão mais bonito nem sempre é o mais viável, ou que aquele lugar super lindo e aconchegante pode não comportar todos os seus convidados. É uma escolha difícil, mas decisiva para o rumo que seu casamento vai tomar.


No meu caso a data não foi muito levada em conta, sendo no mês de setembro estava bom. Minha lista de convidados não era das menores e por isso locais in-cri-veis tiveram de ser descartados. O tipo de cerimonia que eu queria também foi um fator importante: seria de dia, num domingo, ao ar livre. Com isso em mente escolhi o lugar, com 9 meses de antecedência foi meu primeiro contrato e pra ser sincera eu já estava exausta.  


O local escolhido se chama Estancia Santa Helena, e foi a escolha perfeita. Consegui atender muitas das minhas vontades nesse lugar porque ele tinha espaço aberto para cerimonia e um espaço coberto e mais fechado para a festa, em fim, perfeito.

Casa Sede

Pavilhão onde foi  a festa

Gramado onde foi a cerimônia

Se vão ter uma cerimônia, marquem uma reunião com o responsável por ela para decidirem todos os pormenores do evento.

Hoje em dia está na moda convidar um amigo dos noivos para fazer um discurso ou celebrar o casamento no dia da festa, após o civil. Seja esse seu caso ou não, você precisa planejar sua cerimônia, se tem algo que gostaria que fosse dito, o estilo, etc.


Uma coisa que deve ser sempre levada em conta é a duração da cerimônia. Ela pode ser linda, mas se for muito longa é provável que muitos de seus convidados desistam de prestar atenção depois de um tempo, e com certeza você não quer isso não é? Não tem coisa pior do que o burburinho de convidado conversando no meio da cerimonia. Claro que também é uma questão de educação da parte do convidado, mas é preciso contribuir com ela. Se seu casamento civil for junto com a cerimonia ela deve ser ainda mais concisa.


Meu casamento civil foi no dia anterior, mas mesmo assim nós sabíamos que nossa cerimonia deveria ser curta, e foi. Reduzimos a duração, por exemplo, cortando as entradas dos padrinhos. Me inspirei muito nas cerimônias americanas, elas são curtas e bem alegres. Finalmente tudo se deu assim : Entrou o noivo com a mãe dele, minhas amigas, e eu com meu pai, depois tivemos um aconselhamento Bíblico de uns 20/30 min e minha irmã (liiinda e muito fofa) entrou com as alianças e fim.



Entrem em contacto com diversos serviços de bufê e comecem a delinear o que desejam para o jantar.

Não preciso nem dizer que a comida é importante né? Seja seu casamento num restaurante, num salão de festa com jantar, com salgadinhos ou talvez só com finger food, comida é importante. É uma das coisas que serão mais aguardadas, apreciadas e comentadas pelos convidados com certeza! Não achou muito educado? Aceite, é nossa cultura. Pra esse item tão importante; que é também um dos mais caros; é preciso muita pesquisa pois os preços podem variar muito, tanto de bufê para bufê, como de menu para menu. A ideia aqui é portanto pesquisar muito, não tem jeito, a menos que você tenha dinheiro sobrando e acho que esse é o caso de poucas de nós.


Por questões de praticidade e até orçamento fiquei com o bufê do salão de festa, então consegui fugir da pesquisa, mas analisei muito bem a escolha do cardápio e depois negociei algumas alterações para baratear o preço. Por exemplo, se no menu oferecido você tem um caldinho que leva um molho de camarão você pode negociar para trocar o camarão por carne seca, calabresa ou algo que você goste e seja mais barato. 


Reservem profissionais de fotografia e filmagem e comecem a pensar no tipo de álbum e de filme que desejam.

Dediquem-se muito a essa escolha. Esse pessoal ai é quem vai guardar as memórias do seu grande dia para você! Portanto é muito importante que vocês realmente se identifiquem e se acertem. Vale até abrir mão de outra coisa ou simplificar algum outro aspecto do casamento para contratar um profissional que te passe confiança nessa função. Mais dicas você encontra nesse link do Casando sem Grana, afinal, eles tem muita autoridade no assunto né?


Como já disse no post passado eu gostei muito dos profissionais que escolhi. O fotografo e a equipe de filmagem entenderam o que eu queria e trabalharam muito para conseguir isso pra mim. Ainda não vou comentar do resultado porque ainda não mandei fazer meu álbum e o vídeo ainda não chegou, mas depois conto direitinho em outro post.

Marquem reuniões com floristas e/ou decoradores para decidirem o que vão fazer, como vai ser a decoração da cerimonia, da festa, etc

A esta altura você provavelmente já tem milhares de fotos de decoração de casamento, mas chegou a hora de parar de pesquisar. Sim, eu disse parar de pesquisar. Agora é o momento onde você escolhe as imagens que mais gosta, conversa sobre elas com a decoradora escolhida e esquece das outras. Não vai ser uma escolha fácil porque tem muita coisa linda por ai, mas é preciso definir ao menos um estilo ou uma mistura de estilos que você deseja expressar no seu grande dia.  


Pessoalmente, eu sempre gostei de decoração de casamento pesquisei muuuito e encontrei muitas ideias legais. Decidi que queria algo colorido, rustico, que combinava com o lugar. Fui então atras de orçamentos, mas sempre ouvia um orçamento muito acima do que eu desejava e fiquei meio que desesperada.


Dai no meio dessa crise eu ignorei meu próprio conselho e voltei a pesquisar decoração. Mudei completamente de ideia do que eu queria e fui de colorido e rustico para romântico, delicado e vintage em tons pasteis. Muito inspirada decidi pedir ajuda da minha família para que nós fizéssemos alguns itens de decoração, para que tudo ficasse lindo e barato. Para isso precisava também de alguém que cuidasse das flores, topasse minhas ideias para um orçamento mais enxuto e que montasse para mim os itens que estávamos fazendo. E como mencionei no post anterior encontrei a pessoa perfeita. Minha decoração ficou simples, mas muito aconchegante e causou nos meus convidados a impressão que eu queria: que tudo estava simples, que não havia ostentação, mas que eu tinha me importado em criar pra eles um ambiente muito agradável. Foi uma experiencia única. São memórias que nunca vão ser esquecidas. Gostei tanto de fazer tudo aquilo que com ajuda da minha tia, criei uma lojinha no facebook para comercializar alguns itens de decoração mais acessíveis e tem dado muito certo! Ponto para a economia e para o DIY!


Curiosas? Vejam apenas alguns exemplos:


Pomanders ou Bolas de Flores de E.V.A ficaram suspensas do teto e todos amaram!


A carriolinha no centro da mesa foi comprada por nós e pintada por um amigo. O porta guardanapo foi feito por uma amiga!

Os cones de flores foram ideia da minha mãe e todos colocaram a mão na massa.


Pesquisem locais para a lua-de-mel.

Depois de tantos preparativos você vai estar cansada, muito cansada. E depois do casamento vai ficar perdida porque não tem mais preparativos, não tem mais preocupação com seu grande dia, o dia passou e agora você está casada. A lua de mel vai te fornecer esse mais do que merecido descanso e vai ajudar nessa fase de transição. É um momento maravilhoso e que deve ser bem planejado para ser muito bem curtido.


Eu e meu noivo tínhamos os mesmos conceitos sobre o que queríamos: Frio, nada de praia, um lugar sossegado e romântico, com bons restaurantes e um clima de exterior. Fomos a caça e decidimos que a Argentina seria uma boa opção, mas depois tudo começou a enrolar. A passagem estava cara e demoraríamos um dia todo para chegar lá por causa das escalas, eu comecei a ficar insegura e desistimos da ideia. Dai adicionamos um outro fator a nossos requisitos: nós queríamos ir de carro. Comecei a pesquisar lugares e uma amiga por acaso me falou de Campos do Jordão, pesquisamos e gostamos muito da cidade, era perto, bonito, frio e tudo mais. Depois, uma outra amiga me contou que uma amiga dela tinha passado a lua de mel lá, que tinha amado e que o hotel era ótimo e tal. Fui olhar o hotel e me apaixonei. Era lindo, romântico, provençal, como eu imaginava que um hotel para lua de mel deveria ser. Dai foi escolher a data, fazer a reserva e partir pro abraço.


Para quem não conhece segue algumas fotos da cidade:

Portal da Entrada da Cidade


Cidade a noite


Fotos do hotel :

Frente do Hotel

Recepção

Sala de Café da Manha

Quarto primeiro andar

Comecem a procurar convites de casamento.

Tendo a data, local e estilo de cerimonia resolvidos você já pode começar a procurar por convites de casamento. Os valores e modelos podem variar muito de gráfica para gráfica e vale a pena pesquisar bastante. O convite é a primeira impressão que seus convidados terão do seu casamento. É bom que ele reflita o estilo da festa para nortear os convidados sobre alguns aspectos, como vestimenta por exemplo. Existem milhares de opções de convites, até mesmo on-line e ainda existe a opção de você mesma fazer.


Para ser bem sincera eu amei meu convite de casamento (que eu mesma fiz). Ele conseguiu refletir perfeitamente o estilo do meu casamento. Mas tirando o resultado final, tudo que teve a ver com meu convite foi um caos. Demorei muito para começar a pensar nisso, a gráfica também não foi das melhores, demorei para enviar, a situação ficou desagradável e foi um rolo só. Então fica a dica : não adie isto!!


Convite de Casamento



Quando a data, horário, localização, estilo, e nível de formalidade do seu casamento tiverem sido determinados, comecem a pesquisar o vestido de noiva e o traje do noivo.



Não, as roupas não precisam combinar com a decoração, nem mesmo a das daminhas ( se você tiver). Mas é sim importante que eles estejam em harmonia, por isso é importante que você esteja com os itens mencionados acima já resolvidos. Quer um exemplo ? Imagine se casar com um vestido de mangas compridas em janeiro, ou com um vestido cheio de bordados as dez da manhã, ou ainda um vestido vintage basiquinho de renda num evento black-tie... não dá né? Por isso antes de resolver que aquele vestido maravilho que você viu na vitrine é o seu vestido considere esses fatores. Se mesmo casando de dia você sonhar com aquele vestido todo de paetê e não se importar com mais nada, vá em frete sem arrependimento, afinal o que mais conta é sua alegria e satisfação, seja pelo que for.




Pra variar eu não fui convencional nisso também. Quando comecei a pesquisar preços de vestidos e estilos me encontrei numa encruzilhada: ficar com um vestido que era apenas "na média" que tinha um preço alto, mas razoável ou desembolsar muito mais dinheiro por um modelo que eu realmente gostasse. Não fiquei com nenhuma dessas opções! Meu vestido de noiva foi escolhido em meados de março e eu iria me casar em Setembro. A grande sacada foi que meu escolhido veio da China! Sim, eu disse China. Encontrei um modelo que de cara me agradou muito, o preço era ótimo (cerca de R$500,00 - preço em dólar convertido para real com a cotação do dia) mesmo com impostos absurdos (60% do valor em real) e resolvi que valeria a pena. E valeu! O vestido era lindo, o preço também e com alguma modificações que nem eram tão necessárias o vestido ficou perfeito!

Fotos do vestido no site:










Depois de uns ajustes:






Para quem se interessou em comprar seu vestido da China também, logo teremos um post sobre esse assunto, ok?

Bjss até a próxima!





Nenhum comentário:

Postar um comentário