Páginas

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Planejando o Grande Dia | 3 a 4 meses antes

Olá Meninas! 

Mais um post sobre planejamento saindo do forno! Como estão indo seus preparativos? Conta pra gente. Espero que os posts estejam ajudando e caso tenham alguma dúvida é só dizer! Chega de papo e vamos ao assunto:

Com 3 a 4 meses de antecedência entramos num período de finalizações e organização, tudo que já foi pesquisado, analisado e decidido será agora contratado, finalizado. Veja:



Comprem as alianças, permitindo o tempo necessário para as gravar, caso assim o desejem.




Aqui no Brasil alguns noivos usam a mesma aliança para o noivado e para o casamento. Definitivamente essa é a opção mais econômica, e neste caso é só mandar as alianças para a gravação. Mas se você por acaso não fez noivado, ou simplesmente tem a oportunidade de trocar; esse é o momento para escolher o modelo e já encomendar a gravação.


Eu e meu noivo estávamos com o tempo e a grana curta, por isso optamos por apenas gravar nossos nomes nas alianças do noivado mesmo. Deixamos a troca para um aniversário de casamento, ou uma data especial. Ainda sonho com a minha aliança concava, em ouro rose e com uma fileira de strass ( viu amor!? rsrs) mas não foi nada que afetasse minha felicidade no meu grande dia.




Comecem a preparar com todos os fornecedores uma tabela de ocorrências.





Neste momento você já deve ter a maioria, se não todos os profissionais e fornecedores acertados e por isso agora você deve combinar os detalhes como horário das entregas, cronograma dos acontecimentos, etc. Para que tudo saia bem e aconteça no momento certo. Se você tem uma cerimonialista ( mesmo que apenas para o dia) ela fará essa parte por você.


Sou chata. Muito chata. Me empenhei muito em tudo que era para meu casamento, e deixei muito claro para todos os profissionais que não esperava nada menos que isso da parte deles também. Fui muito feliz em minhas contratações e acertos com o pessoal envolvido no meu Grande Dia! Felizmente todos deram seu máximo e se empenharam tanto quanto eu para que tudo corresse da melhor maneira possível. Amei!




Terminem a lista de casamento e endereços de todos os convidados. 
Enderecem os convites de casamento e preparem-se para os enviar.

Sim, a lista ainda te assombra! A verdade é que na maioria das vezes esquecemos de alguém super importante, ou alguém avisa que não vai poder vir, alguém começa a namorar e precisa de mais um convite, outro termina com a namorada... a lista tem vida própria! E nesse momento você finaliza isso (normalmente né!). Faça uma versão atual e final da lista e confirme o endereço de cada convidado para se certificar de que tudo corra bem e chegue ao destino correto.  Depois, façam o endereçamento e deixe tudo pronto para o momento de enviar.

Por experiencia própria digo: Façam isso agora! Fiquei enrolada com outras coisas e acabei deixando isso pra depois e foi um rolo só. Desnecessário, viu!? 



Decidam o bolo de casamento e façam a sua encomenda.





Atenção! Pensar no seu bolo de casamento pode causar longos devaneios!! rsrs Enfim chegou a hora de pensar na parte mais gostosa da festa! ( desculpe o trocadilho) Sim, O Bolo!  Pode sonhar a vontade... aproveite para criar e imaginar a combinação perfeita de recheios e decoração, pensar no chantilly ou no sorvete sendo servido junto... Ahh o bolo...

Opa! Vamos voltar a vida real? Você deve sim sonhar, mas seja sua escolha o moderno naked cake, ou o tradicional bolo confeitado com flores de açúcar, tome cuidado! Qualidade é essencial e pesquisa também! A delícia pode pesar muito no bolso já que o preço do quilo do bolo costuma variar horrores! Claro que você não deve escolher somente pelo preço. Mais uma vez : qualidade é essencial. Mas um bolo de qualidade não precisa ser o mais caro ! Por isso pesquise muito e sempre prove o produto! ( vai ser uma tortura né? rsrsrs) 




Marquem o ensaio do casamento, e confirme a presença do oficial da cerimônia.


Seja quem for o responsável por sua cerimônia, ele será seu anfitrião e por isso deve estar a par de tudo que vai acontecer. É importante também que ele esteja no ensaio e receba um cronograma bastante específico. Tudo deve ficar muito claro para que ele possa agir se algo sair errado. 

Eu já mencionei que cuidei até dos pequenos detalhes do meu grande dia, por isso assim como os fornecedores, o responsável pela minha cerimônia e todos os envolvidos nela participaram no ensaio e receberam um cronograma (com horário) de tudo que estava planejado para o dia. Ensaiamos apenas um dia, mas tudo aconteceu direitinho. E é assim que deve ser quando todo mundo colabora.



Reservem quartos de hotel caso tenham convidados de fora.


Poucas de nós temos condições de bancar hotéis para nossos convidados de fora, mas seria gentil ao menos pesquisar os valores e serviços para informar a seus convidados caso eles perguntem. Afinal, eles estão vindo por sua causa e seria bom mostrar que você é grata por isso. 



Marquem o local para a a noite de núpcias.




Se ainda não sabem onde vão passar a noite de núpcias está na hora de decidir. Vale lembrar que o que vocês sonharam para esta primeira noite como um casal, deve ser levado muito em conta...Este dia é único e muitos hotéis e resorts tem pacotes para todos os gostos, bolsos e expectativas.O ideal é que seja num hotel perto de onde será a festa, porque vocês estarão muito cansados e não vão querer enfrentar trânsito ou trajetos longos. Como tudo que falamos aqui, os valores e serviços, bem como a qualidade de tudo varia de hotel para hotel, por isso novamente pesquise, pesquise, pesquise!  





Entrevistem músicos para a cerimônia.


Nem só de DJ se faz uma festa. Precisamos de música para cerimônia! Para nosso alívio alguns DJs prestam esse serviço também, o que facilita muito as coisas. Mas se esse não é o seu caso, chegou o momento de escolher quem será o responsável pela música em sua cerimônia: um coral, uma dupla, um músico solo...Alguns locais exigem que seja música lírica, outros são mais tranquilos e não fazem exigências, certifique-se disso antes de qualquer coisa. 

Novamente optei pelo mais prático e meu DJ foi responsável pela música da cerimônia e da festa. O que ajudou muito foi que as duas aconteceram no mesmo local, apenas em ambientes diferentes. Outro ponto pra economia! Geralmente fazer assim sai mais barato do que contratar dois profissionais.




Falem com as pessoas às quais gostariam de atribuir um papel especial na cerimônia.


Além dos padrinhos, algumas pessoas acabam tendo um papel especial na cerimônia ou até na festa. É o caso da menina das flores, das alianças, pessoas que talvez dirão algumas palavras aos noivos.. enfim se alguém vai fazer alguma coisa além de curtir a festa, ele deve ser notificado agora para que se possa se preparar. Lembre-se que participar de seu casamento é uma honra, mas também gera alguns gastos com vestimenta, cabelo e maquiagem por exemplo. Por isso, é importante a antecedência dos convites.




Comprem o vestido de noiva e o traje do noivo.







Sim, nós sabemos que você já pesquisou e sonhou muito com seu vestido de noiva. Pois bem noivinha, chegou a hora de fazer a compra! Não se esqueça de cuidar do traje do noivo também hein! A menos que o noivo faça questão de escolher sozinho, seria muito bom que você o ajudasse nessa escolha para que fique em harmonia com seu vestido. 





Contratem o transporte necessário para o dia.





Não, não estamos apenas falando de um carro pra te levar daqui pra li e vice-versa. O meio de transporte não é mais um item qualquer. O veículo foi promovido e agora é um item importante (na maioria dos casos) e que se aproveita muito mais do que antes também. Os fotógrafos que o digam! Se os noivos tem um dinheirinho a mais para investir nesse item, saiba que será algo lembrado para sempre. Como na foto que ilustra esse tópico, o carro pode ser um acessório muito charmoso para uma mini seção de fotos no dia do casamento. Por isso, contrate já o seu!


O local onde eu casei era uma estancia, por isso me arrumei lá e não precisei de meio de transporte, mas se esse não é seu caso, se joga na tendencia! ;)





Comprem as passagens de avião, hotel e transporte para a lua-de-mel.


Com o destino de lua-de-mel definido, escolha o melhor meio de transporte e reserve as passagens! Confirme sua estadia no hotel escolhido e se desejar faça reservas para serviços como o transfer aeroporto/hotel, passeios, ou ingressos para atrações locais. Alguns restaurantes também atendem apenas mediante reserva, se você deseja visitar algum lugar específico certifique-se disso. 


Passei minha lua-de-mel em Campo do Jordão/SP, que não fica muito longe de Araçatuba, por isso eu e o marido resolvemos que viajaríamos de carro mesmo, assim pudemos fazer várias paradas e aproveitamos tudo no caminho. Os passeios e jantares resolvemos por lá mesmo. Mas visitamos a cidade fora de temporada então tudo estava mais tranquilo. Para viagens em alta temporada algumas reservas são bem-vindas! 





Se não fazem exercício, esta é uma ótima ocasião para começar, pois nada como estar em forma no dia do casamento.







Não deixe de cuidar da saúde por causa do casamento! Ninguém quer chegar ao grande dia com a saúde péssima. Por isso, nada melhor do que uma dieta equilibrada e uns bons exercícios! Até porque todas nós precisamos de uma válvula de escape contra o stress dos preparativos e praticar exercícios é a melhor de todas elas!



Comprem os sapatos, lingerie, acessórios para o cabelo, jóias, gravata...





Depois de ter comprado o vestido de noiva e o traje do noivo, você já pode começar a procurar pelos melhores acessórios. Não se esqueça de escolher um bom sapato para a cerimônia e outro para a festa! Assim você aproveita tudo sem se cansar... Também lembre-se de que a lingerie para o casamento não é a mesma que a da noite de nupcias, ela deve ser confortável e de preferencia cor da pele. Para o cabelo existem uma infinidade de acessórios para cada um dos infinitos vestidos! Quando falo de jóias me refiro a brincos, colares... Não precisa ser mesmo uma joia mas invista em peças de qualidade, ok!? 


Comprei meus brincos (único acessório que usei) numa loja chamada Morana. Sempre gostei de comprar lá. As peças são de qualidade e preço bom. Não eram jóias, mas pareciam jóias! rsrs O importante é que eles cumpriram seu papel.



Ufa! Quanta coisa né? Ser noiva é correr uma maratona!! A próxima tarefa agora é tirar uns minutinhos para descansar! Tome um banho longo, com uma música boa e uma vela cheirosa! Você merece!!



Espero que estejam gostando.. Logo logo tem mais!


Bjs





Nenhum comentário:

Postar um comentário