Páginas

sábado, 16 de agosto de 2014

Organização | Step 2

Olá meninas! Tudo bem com vocês?


No post de ontem falamos sobre como é importante dividir as tarefas de casa entre os membros da família. Hoje vou dividir com vocês algumas dicas que fui encontrando aqui e ali e que me ajudaram a montar uma divisão agradável e equilibrada dos afazeres domésticos. Vamos lá?

Defina a frequência de cada tarefa

Algumas tarefas, como arrumar a cama por exemplo, precisam ser realizadas todos os dias, outras como tirar o lixo podem ser feitas algumas vezes por semana e ainda outras como guardar as roupas de inverno são feitas uma ou duas vezes ao ano. Definir a frequência de cada tarefa é essencial para que você consiga pensar na melhor maneira de estabelecer quem fará o que em casa.

Para te dar uma mão fiz uma lista básica de tarefas. Lembre-se que essas frequências podem variar de acordo com a sua rotina e que você pode aos poucos adaptar sua tabela para algo mais próximo de sua realidade. 

Tarefas Diárias:

  • Arrumar a cama ( isso todos precisamos fazer todos os dias, ok?!)                     
  • Separar a roupa suja (separo minha roupa em cestos por tipo, assim fica mais fácil para lavar)
  • Lavar roupa (com as roupas separadas gosto de funcionar ao menos um ciclo da maquina por dia)
  • Guardar a roupa limpa ( a roupa da máquina precisa ser guardada)
  • Lavar a louça ( mesmo que sejam apenas copos, é bom que a louça seja lavada diariamente)
  • Guardar o que está fora do lugar ( isso inclui a bolsa que ficou na sala, o carregador do celular,etc)
  • Lavar a sacada ( tenho uma cachorrinha e a sacada é o banheiro dela, então a limpeza é diária)
Tarefas Semanais:

  • Trocar toalhas nos banheiros (em lugares úmidos é melhor fazer uma troca mais frequente)
  • Trocar os tapetes ( isso inclui tapetes do banheiro, capacho, etc)
  • Cuidados com a Lana (Lana é minha cachorrinha, inclui escovar os pelos, limpar olhos, dentes,etc)
  • Trocar a roupa de cama ( aqui é o contrário: lugares muito quentes podem precisar de mais trocas)
  • Passar aspirador de pó na casa 
  • Passar pano no chão ( as vezes essa tarefa tem de ser realizada mais de uma vez por semana)
  • Tirar o pó dos móveis
  • Tirar o lixo ( no mínimo uma vez por semana, mas o ideal é de duas a três vezes)
  • Colocar o lixo para fora ( moro em apartamento por isso o lixo deve ser levado para fora de casa)
Tarefas Mensais:

  • Lavar o chão ( se possível, ou ao menos passar um pano e dar uma esfregada no chão)
  • Limpar dentro dos armários
  • Limpar a geladeira
  • Limpar o freezer
  • Limpar lixeiras
  • Limpar janelas, portas e espelhos, quadros e suas molduras
  • Limpar o tapete

Considere o tempo e as habilidade de cada um

Agora que você já sabe o que deve ser feito está na hora de designar as tarefas. Aqui em casa somos apenas eu e meu marido, e ele sabe limpar a casa muito melhor do que eu, e muito mais rápido também então acaba me ajudando muio aqui em casa inclusive em tarefas que os homens não costumam fazer. Se na sua casa não é assim procure começar aos poucos e adaptar as tarefas a cada membro de sua família. Algumas tarefas mais pesadas ou aquelas relacionadas ao lixo são mais aceitas pelos homens,por exemplo, enquanto outras como recolher os itens fora do lugar podem ser designadas as crianças. Criatividade é tudo!

Leve em conta também o tempo que cada um tem. Por exemplo: alguém trabalha apenas meio período? Alguém tem mais tempo de almoço? Alguém chega mais cedo do trabalho?  Aqui em casa ambos trabalhamos em período integral, não almoçamos em casa e chegamos quase no mesmo horário após o trabalho, então a divisão precisa ser equilibrada. Dai divido as coisas assim:









Meninas, acho que por enquanto é só. Isso é o básico.
Eu também estou retomando minha rotina e implementando o método FlyLady, e com isso vão surgindo atualizações na rotina, mas eu vou postando aqui conforme forem acontecendo. Espero que vocês tenham gostado!

Bjss

Nenhum comentário:

Postar um comentário